Ouça ao vivo

Valinhos confirma primeiro caso de febre maculosa

A Prefeitura de Valinhos confirmou, na tarde desta terça-feira, o primeiro caso do ano de febre maculosa, doença transmitida pelo carrapato estrela. A vítima foi um menino de nove anos de idade, morador do bairro Monte Verde. Ele teria sido contaminado durante uma visita ao Centro de Lazer do Trabalhador. O garoto apresentou os sintomas da doença no dia 16 de junho. No dia 21, foi internado na Santa Casa de Valinhos, onde foi tratado e teve alta no dia 26. Em nota divulgada a imprensa a prefeitura informou que o menino passa bem.

Segundo a Secretaria Municipal de Saúde da cidade, alem dessa confirmação, atualmente existem 34 casos notificados como suspeitos da doença. Deste total, dez foram descartados e 23 aguardam análise de exames. No ano passado, foram 69 notificações, entre eles um caso positivo com morte.

Para tentar minimizar os riscos de novos casos, a Prefeitura tem adotado uma série de medidas com objetivo de conscientizar as pessoas a evitar as zonas de maior risco. Uma das ações foi ampliar para 20 o número de placas de orientação e indicação da presença de carrapato-estrela no CLT.

Nesta quinta-feira, uma equipe de agentes de controle de endemias fará uma panfletagem no local para distribuir material que ajude na conscientização dos usuários do parque sobre os riscos da doença e as formas de prevenção.

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.