Ouça ao vivo

Vazão do Rio Atibaia sofre redução de 57,3% em 10 dias

A vazão do Rio Atibaia sofreu redução de 57,3% nos últimos 10 dias.

O ponto de captação para o tratamento de água em Campinas passava de 19 m3/s, no dia 4 de agosto. Porém, o número caiu para 8,47 m3/s nesta terça-feira, segundo o Sistema de Alertas de Inundações de São Paulo.

Para que o abastecimento de água do município não tenha problemas, são necessários 3,5m3/s, ou seja, o número ainda está acima do valor mínimo, o torna garantida a vazão de 2018, como explica o Coordenador Adjunto da Câmara Técnica de Monitoramento Hidrológico dos Comitês das Bacias PCJ, Paulo Tinel.

Mesmo assim, a situação é de alerta, já que a quantidade só é possível com o envio maior que é feito pelo Sistema Cantareira. Diante disso, é essencial o uso consciente por parte da população.

Com a redução na vazão, o Cantareira precisou ampliar a descarga de água de 2 para 6m3/s no Rio Atibaia, após solicitação do Comitê das Bacias Hidrográficas do PCJ.

É importante lembrar que o Cantareira opera abaixo dos 40% da capacidade de armazenamento desde o mês passado, e está também em estado de alerta.

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.