Ouça ao vivo

Agosto tem chuva recorde e frio atípico em Campinas

Foto: Rota das Bandeiras/Divulgação

Campinas teve o mês de agosto mais chuvoso dos últimos 29 anos. O volume de 83,8 mm em 2018 superou a marca mais alta até então, de 79,5 mm em 2009.

A meteorologista do Cepagri da Unicamp, Ana Ávila, confirma que os dados são atípicos. Como prova disso, cita a comparação entre as precipitações mensais. Se levados em conta os índices pluviométricos de janeiro a agosto, ela explica que o oitavo mês do ano foi o único que ficou acima da média.

Ela também comemora o volume em pleno período de estiagem, já que em agosto de 2014, no auge da crise hídrica, choveu abaixo da média: 6,35 mm. Apesar disso, não considera que os resultados contribuam de forma decisiva para os reservatórios de água e prevê chuvas mais frequentes em outubro.

Desde quando os registros começaram a ser feitos, somente em seis anos a precipitação em agosto foi igual a zero: 1989, 1994, 1999, 2004, 2007 e 2010. Mas além da chuva, agosto também teve frio. A média das temperaturas máximas no período ficou em 24,9°C, três graus abaixo da tendência histórica.

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Alunas da rede municipal vão receber absorventes mensalmente

Em Campinas, uma a cada quatro meninas, entre 10 e 19 anos, faltam à escola quando entram no período menstrual, por não terem condições financeiras para comprar absorvente. O dado é de uma pesquisa realizada pelo Centro de Referência e Apoio à Mulher (Ceamo), órgão vinculado à Secretaria Municipal de Assistência Social. Com os números, a Prefeitura de Campinas lançou o Programa Dignidade Menstrual, nesta quinta-feira (28), que prevê distribuir absorventes.

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.