Ouça ao vivo

Atibaia mantém nível e população espera por chuva

Foto: Leandro Las Casas

O Rio Atibaia segue com o mesmo nível no distrito de Sousas, em Campinas, onde a expectativa por chuva entre os moradores aumentou com a chegada do calor nos primeiros dias da primavera.

Enquanto isso, em meio aos baixos índices de precipitação e umidade não só na cidade, o Sistema Cantareira continua registrando baixas: de 44,4% em 25 de junho para 34,2% em 25 de setembro.

O panorama já ligou o sinal de alerta de Alecsandro Cardoso, que espera por temperaturas cada vez mais altas nos próximos meses e teme o risco de desabastecimento na Região Metropolitana.

Nelson da Silva trabalha em um local que fixa próximo a um curso d’água que desemboca no Atibaia. Em períodos mais secos, como o atual, ele diz que é comum ver as pedras. Por isso, pede por chuva.

Com a queda de cerca de 3% ao mês desde o final do primeiro semestre e a intensificação da estiagem, a liberação do Cantareira para a região está em 4,6 m³/s. No início do mês, o índice era 9,1 m³/s.

Apesar disso, a vazão do Rio Atibaia estava em 11,55 m³/s no ponto de captação de Valinhos. No dia 10 de setembro, estava em 10,62 m³/s. Antes, em 14 de agosto, o nível estava em 8,47 m³/s.

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.