Uma carta-compromisso assinada pelo prefeito Jonas Donizette foi apresentada nesta quinta-feira, durante a Cúpula Mundial de Ação Climática, em São Francisco, na Califórnia (EUA), colocando a cidade no mesmo pacto firmado por Nova York, Cidade do México, Toronto, Joanesburgo, entre outras municípios no que diz  respeito a preservação de suas  florestas.

Campinas está entre as 45 cidades do mundo que se comprometeram a conservar , restaurar e desenvolver ações de combate ao desmatamento e de conscientização aos moradores sobre a importância da área verde do município.

Segundo Cesar Capacle, assessor da Secretaria Municipal do Verde e do Meio Ambiente, o compromisso mundial estabelecido por Campinas vai ao encontro das ações que já têm sido desempenhadas no município nos últimos anos.

Desde 2013 a cidade atingiu a marca de 1 milhão de mudas plantadas, e em 2016 foi iniciado o Plano Municipal do Verde, com programas de proteção e recuperação das áreas verdes conforme o que foi acordado na Cúpula Mundial.