Ouça ao vivo

Cartórios de Campinas começam a preparar urnas eletrônicas

As urnas eletrônicas que serão usadas em 7 de outubro começaram a receber os dados dos candidatos e dos eleitores de cada seção. A cerimônia pública de geração de mídias e de preparação dos equipamentos foi iniciada nos sete cartórios eleitorais de Campinas.

O trabalho da Justiça Eleitoral de São Paulo acontece em todo o território paulista e antecede as fases de testes e de lacração oficial. O processo é feito em todas as unidades eletrônicas disponibilizadas para o pleito, inclusive as reservas e as de justificativa.

O Chefe de Cartório da Zona 380, de Campinas, Cleano Cavalcante Lócio, explica que os procedimentos de segurança são feitos sob supervisão de órgãos, entidades e partidos para garantir a integridade de todas as informações contidas em cada urna eletrônica.

Além de buscar evitar dados conflitantes dos candidatos e, principalmente, afastar qualquer possibilidade de suspeita sobre o número de votos, o trabalho também serve para garantir o sigilo das escolhas e das informações de todos os eleitores do município.

Após a geração de mídias e programas, 3% dos equipamentos são selecionados para testes. As conferências são feitas em ao menos uma urna de cada zona eleitoral e podem ser acompanhadas por juízes, promotores, advogados e representantes das legendas.

Por fim, é feita a lacração física de cada unidade, com selo que segue critérios do TSE. Chefe de Cartório da Zona 380, Cleano Cavalcante, descarta a possibilidade de fraude e afirma que as urnas só serão ligadas no dia 7 e serão levadas e trazidas sob escolta.

Ao todo, são sete cartórios e 341 seções em Campinas. A cidade vai contar com 2.418 urnas de um total de 114 mil em todo o estado. São Paulo tem 393 cartórios eleitorais, sendo que 240 iniciaram a preparação dos equipamentos nesta última semana de setembro.

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.