Ouça ao vivo

Delegacia de Homicídios em Campinas depende de aval

A Secretaria de Segurança Pública do Estado confirmou que analisa o pedido feito pela Polícia Civil de Campinas para a implantação de uma Delegacia de Homicídios na cidade. A solicitação foi enviada à Pasta no final de agosto.

O diretor do Departamento de Polícia Judiciária do Interior, o Deinter 2, José Henrique Ventura, argumenta que o plano é transformar o Setor de Homicídios e Proteção à Pessoa em delegacia para centralizar todas as investigações.

Atualmente, segundo ele, a equipe especializada do SHPP não acompanha os casos até o fim, já que registra as ocorrências e repassa a apuração para os respectivos distritos responsáveis pelo bairro onde o assassinato acontece.

Com isso, explica que várias unidades estão saturadas porque não contam com recursos e agentes especializados e cita como exemplo a área atendida pela 2ª Delegacia Seccional da cidade, que concentra o maior número de mortes.

A própria situação da Seccional é citada por Ventura como outro motivo para a solicitação. Por falta de pessoal, o local inaugurado em 2014 não possui um Setor de Homicídios e não tem delegacias especializadas, como DIG e DISE.

Como o SHPP de Campinas é vinculado à 1ª Seccional e presta apoio à 2ª, o diretor do Deinter reconhece que a estrutura atual não é a ideal e por isso acredita que a criação de uma delegacia específica é a saída mais indicada.

Na opinião dele, a possível implantação evitaria que o esforço para a solução de assassinatos continue dividido. Além disso, acredita que a nova unidade não exigiria aumento de efetivo e grande investimento do estado.

O único município que possui uma Delegacia de Homicídios em funcionamento no momento em todo o território paulista é a Capital. As demais regiões, assim como Campinas, possuem setores para investigação desse tipo de crime.

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.