Ouça ao vivo

Fake News é tema de Seminário Pós-Verdade, na Unicamp

Foto: Stephanie Haidar

O Seminário Pós-Verdade que aconteceu nesta terça-feira, na Unicamp, abordou o fenômeno das “Fake News”, que consiste na disseminação de notícias falsas e boatos como se fossem fatos.

O evento, realizado pelo Instituto de Estudos Avançados (IdEA) e o jornal Folha de S. Paulo, reuniu especialistas da academia e do jornalismo para levantar o tema de relevância em âmbito mundial, e que impacta na sociedade, principalmente em questões políticas.

Segundo o linguista e Presidente do Conselho Científico e Cultural do IdEA, Carlos Voigt, as Fake News são ainda mais frequentes no cenário eleitoral.

Ele alerta para o perigo das notícias falsas interferirem no resultado das eleições.

O Reitor da Unicamp, Marcelo Knobel, afirma que não só na política, mas em outras esferas sociais, também existem prejuízos causados pelas Fake News.

É importante lembrar que o hábito de verificar a veracidade das notícias tem se tornado mais frequente aos leitores após a “epidemia” de informações falsas na internet, e em geral, é dada maior credibilidade a meios de comunicação tradicionais, como revistas impressas, canais de notícia 24h, rádio e televisão.

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.