Ouça ao vivo

Ideb: Campinas vê evolução e Jaguariúna comemora notas

Campinas não atingiu a meta estipulada pelo Índice de Desenvolvimento da Educação Básica entre o 6º e o 9º ano do Ensino Fundamental. O município teve nota de 4,8 em 2017, abaixo da própria projeção de 5,6 e do índice do estado de 5,3. Superou somente a meta nacional, 4,7.

O Ideb entre o 1º e o 5º ano, por outro lado, mostra que a projeção de 6,4 foi atingida e superou a meta estadual, 6,1, e também a nacional, 5,2. A secretária de Educação, Solange Pelicer, fala em evolução e cita o início da gestão para argumentar que houve melhora até o momento. No Ensino Médio, que é de responsabilidade do Governo do Estado, a cidade teve nota de 3,9, abaixo da meta estadual de 4,6 e nacional, 4,4.

Já em Jaguariúna, na Região Metropolitana de Campinas, a maior parte dos dados é positiva e as metas foram quase todas superadas. Nos primeiros anos, nota de 7,4, acima da meta de 6,2. Nos últimos anos, 6,4, acima de 6,1. No Ensino Médio, 4,5, abaixo só da meta estadual. A secretária municipal de Educação, Cristina Catão, comemora e diz que os crescimentos desde 2015 ficaram acima da expectativa.

O Ideb considera o Sistema de Avaliação da Educação Básica, que foca a aprendizagem, e o Censo Escolar, sobre aprovação e abandono. As avaliações são feitas a cada dois anos com alunos do 5º ano do Fundamental, do 9º ano do Fundamental e com a 3ª série do Ensino Médio.

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.