Ouça ao vivo

Lasanha

O CBN Gastronomia de hoje vai falar sobre um prato italiano que recebeu o nome do recipiente onde era preparado… a Lasanha.

Tradicionalmente, na Itália, lasanha significa folhas de massa fresca à base de farinha de trigo e ovos, intercaladas com molho bechamel (à base de leite, farinha e manteiga), ragù (um molho de tomates apurado que mistura carne bovina e suína) e lascas de queijo parmiggiano-reggiano. Como todo prato clássico, a lasanha ganhou incontáveis versões. Foram inventadas receitas com vegetais, carne de aves desfiada, cogumelos, presunto, bacalhau, salmão e etc. Todas para o desespero dos italianos puristas. Existem referências de pratos feitos em camadas por toda antiguidade. Da Grécia antiga até a corte de Ricardo II na Inglaterra, mas foi a versão romana que ganhou o nome Lasagna derivado da palavra “lasanum”. Lasanum significava pote de cozinhar e definiu o prato onde, hoje se sabe, era feita a Lasanha. Seja com massa branca ou massa verde, com ou sem carne, com ricota ou parmesão… a Lasanha é um prato delicioso e perfeito para compartilhar.

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

A performance de Gal Costa no disco “Cantar”

Em 1974, Gal Costa já tinha sete anos de uma trajetória iniciada a partir do encontro com Caetano Veloso. Depois de consolidar o nome na Tropicália, lançou um projeto cuja única e exclusiva intenção era simplesmente cantar! Com o LP “Cantar”, ela reencontrou Caetano, mas agora como produtor. E o público se deparou com uma proposta que seguia um caminho mais intimista.

Curiosidades sobre o sanduíche

Eu já falei para vocês sobre a origem do sanduíche. Hoje vou explorar curiosidades sobre este cativante prato… O recorde de maior sanduíche do mundo

Curiosidades sobre o sorvete

Eu já falei para vocês sobre a origem sorvete. Hoje vou explorar curiosidades sobre esta refrescante sobremesa… Baunilha é o sabor mais popular do sorvete

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.