Ouça ao vivo

Nesse fim de semana tem Campanha de vacinação contra raiva, em Campinas

Foto: Flávio Paradella

Nesse fim de semana tem vacinação gratuita contra raiva para cães e gatos, em Campinas. São 317 postos de vacinação espalhados pela cidade para atender à campanha de vacinação contra a raiva. Cães e gatos com mais de três meses de idade têm indicação de tomar a vacina. Elen Fagundes, coordenadora da unidade de vigilância de zoonoses, afirma que os animais domésticos devem ser vacinados para evitar que a raiva seja transmitida para os próprios moradores da casa.

Elen lembra que a presença de morcegos tem crescido na região central da cidade, o que motivou uma reunião com síndicos de prédios no Salão Vermelho do Paço Municipal. Ela explica que as características arquitetônicas dos prédios no centro da cidade favorecem o aparecimento de morcegos. De 2011 a 2017, cerca de 4.500 morcegos foram recolhidos pela Unidade de Vigilância de Zoonoses. Só na região central, foram 386.

São morcegos encontrados caídos (mortos ou vivos) ou voando durante o dia, em locais baixos ou expostos à claridade. De acordo com Elen, estes comportamentos não são normais entre morcegos e podem ser um indício de que estão infectados pelo vírus da raiva. A lista completa de endereços, assim como datas e horários da campanha de vacinação, podem ser consultados no site da Prefeitura ou pelo telefone 156.

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.