Ouça ao vivo

Pesquisadores da Unicamp desenvolvem a farinha de bambu

Foto: Arquivo CBN Campinas

Pesquisadores da Faculdade de Engenharia de Alimentos da Unicamp desenvolveram a farinha de bambu. O alimento apresenta vantagens nutricionais na comparação feita com as farinhas de trigo, de milho e mandioca. O produto foi testado com sucesso no preparo de macarrão e de biscoito.

De acordo com os pesquisadores, o broto do bambu, utilizado na culinária asiática é conhecido por ser rico em nutrientes e ter baixo teor de gordura. A partir daí, os pesquisadores descobriram que o colmo jovem do bambu também é comestível e apresenta compostos benéficos à saúde, com fibras de excelente qualidade para a alimentação humana. Quando usada no preparo de biscoitos do tipo cookie, por exemplo, consegue reduzir em 50% o açúcar e a gordura se comparada as farinhas tradicionais. A vida útil do biscoito também foi ampliada, uma vez que seu armazenamento não necessitou de condições especiais para manter-se apropriado ao consumo.

Por conter amido, açúcares e fibras que proporcionam saciedade e possuem efeitos benéficos à saúde, a farinha de colmo jovem de bambu também apresenta potencial ao ser usada em países emergentes, como em medidas de combate à fome e à desnutrição. Com a pesquisa, o grupo da Unicamp conquistou os prêmios Josué de Castro de Combate à Fome e o AACCI para jovens pesquisadores, em San Diego, nos Estados Unidos.

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.