Ouça ao vivo

Setembro tem acumulado de chuva abaixo da média histórica do mês, em Campinas

Apesar das pancadas de chuva que atingiram Campinas em setembro, o acumulado do mês está bem abaixo da média histórica de precipitações típicas do período.

De acordo com o Cepagri da Unicamp, até o 18º dia de setembro foram contabilizados 28,4 milímetros de chuva no município, enquanto a média histórica do mês é de 63,7mm.

Mesmo com o volume baixo, ainda assim setembro desse ano já supera a precipitação registrada no mesmo período do ano passado e também do ano retrasado. Porém, com o valor pequeno, o saldo continua sendo negativo para os recursos hídricos, segundo a professora Ana Ávila do Cepagri.

A especialista explica que a chegada do fenômeno El Niño ao Brasil não deve impactar na captação de recursos hídricos para a região, uma vez que a zona de maior interferência no país é a região Sul, e é esperado um verão dentro das condições consideradas normais para 2019.

Com as chuvas em menor quantidade do que o esperado em Campinas e região durante este ano, o Sistema Cantareira opera em estado de alerta desde o final de julho. Lembrando que é considerado estado de alerta quando a capacidade de água retirada pela Sabesp do manancial é reduzida a 40% ou menos, ou seja, houve redução de 31 mil litros por segundo, para 27 mil.

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.