Ouça ao vivo

Vestibular tem queda em número de inscritos mas aumento na relação candidatos-vaga

Foto: Arquivo CBN Campinas

Devem participar do Vestibular 2019 da Unicamp, 76.312 candidatos. Os números foram divulgados nesta sexta-feira pela Comvest (Comissão Permanente para os Vestibulares da Unicamp). Eles irão concorrer a 2.589 vagas, em 69 cursos de graduação.

Esse número representa 80% das vagas regulares, já que a partir deste ano, o preenchimento dos outros 20% será feito por meio de edital específico utilizando a nota do Enem. No ano passado, a Unicamp havia registrado 83.783 inscritos para o preenchimento de 3.340 vagas.

A redução do número de candidatos foi proporcionalmente menor que a das vagas, e a relação candidatos-vaga média passou de 25,1 no ano passado para 29,5 este ano.

As dez carreiras mais concorridas no Vestibular Unicamp 2019 são: Medicina, com 330 candidatos por vaga; Arquitetura e Urbanismo (102 c/v); Ciências Biológicas – Integral(57,9 c/v); Comunicação Social-Midialogia (54,5 c/v); Ciência da Computação – Noturno (39 c/v); Farmácia – Integral (38,5 c/v); Engenharia Química – Integral (37,8 c/v ); Engenharia da Computação – Integral (35,7 c/v); Enfermagem- Integral (34,9 c/v) e Odontologia (34,6 c/v).

A partir deste ano, a Unicamp aplicará a prova em mais duas capitais do país, Curitiba e Salvador, e o número de inscritos registrado em ambas foi avaliado pela Comvest como bastante positivo, ultrapassando mil candidatos em cada cidade: Curitiba – 1.065 inscritos e Salvador – 1.119 inscritos.

Os locais de prova da primeira fase serão divulgados pela Comvest no dia 26 de outubro, também em sua página na internet.

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.