Ouça ao vivo

Vigilância orienta e faz vacinação contra a raiva animal

Com 28 casos de raiva em morcegos em 2018, Campinas descarta a possibilidade de surto, mas foca na prevenção e prepara um mutirão de vacinação em animais no fim deste mês. A campanha, marcada para os dois últimos finais de semana de setembro, acontece logo após uma reunião da Vigilância de Zoonoses com síndicos de prédios do centro da cidade.

O médico veterinário do departamento, Cláudio Castanha, nega que o encontro tenha sido motivado por algum aumento de notificações na região e alega que a intenção é prevenir. Segundo ele, o local tem características específicas, porque as construções costumam servir de abrigo aos morcegos e por isso exigem atenção dos responsáveis pelos condomínios.

Além de explicar o que configura o comportamento anormal dos transmissores, como voar durante o dia, por exemplo, a reunião orientou sobre como fazer a recolha desses animais. O ideal é que o morcego seja mantido isolado no cômodo em que foi encontrado, ou dentro de uma caixa ou balde, e que o telefone 199 da Defesa Civil seja acionado para a retirada.

O veterinário da Pasta de Saúde, Cláudio Castanha, explica que a raiva é comum nesses animais e descarta a chance de surto, mesmo com o aumento de confirmações neste ano. Os 28 casos em morcegos até o meio de setembro superam os dados de 2017 inteiro. Por isso o objetivo é imunizar cães e gatos. Os felinos, inclusive, são tratados como prioridade.

A campanha de vacinação contra a raiva animal em Campinas acontece em duas etapas. No próximo fim de semana, dias 22 e 23 de setembro, será focada nas regiões Leste e Sul. Já nos dias 29 e 30 de setembro, é a vez das regiões Norte, Noroeste e Sudoeste. Os moradores podem levar os animais a um dos 317 postos de vacinação existentes na cidade. A lista de locais pode ser consultada pelo 156 e no site oficial da Prefeitura, campinas.sp.gov.br. Cães e gatos com mais de três meses têm indicação de tomar a vacina.

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.