Ouça ao vivo

Zoonoses orienta síndicos sobre presença de escorpiões no centro de Campinas

Protesto contra Eduardo Cunha trava centro de Campinas (Foto: André Berenguel)

A preocupação com escorpiões na região central de Campinas motivou um encontro organizado pela Unidade de Vigilância de Zoonoses de Campinas, a Vigilância em Saúde Leste e o Centro de Saúde Centro com síndicos de condomínios. O objetivo foi a orientação sobre os procedimentos necessários para evitar acidentes.

De 2008 a 2016, foram registradas 1.898 ocorrências com escorpiões na cidade de Campinas. Dessas, 13% foram na região central. Elen Fagundes, coordenadora da unidade de vigilância de zoonoses, explica que para evitar que os escorpiões entrem nas residências, a orientação é colocar barreiras físicas que impeçam a passagem do animal como tapar os ralos, colocar silicone nos conduítes de ponto de luz e de tomadas, entre outras medidas.

A grande maioria das picadas de escorpião tende a evoluir de maneira benigna, mas com o crescimento das ocorrências, o risco aumenta, principalmente nos casos que envolvem crianças e idosos. No caso de acidente, é preciso encaminhar o mais rapidamente possível a vítima até a unidade de saúde mais próxima.

Não se deve aplicar nenhuma pomada ou remédio caseiro e nem fazer torniquete e, se possível, deve-se levar o escorpião para a identificação. Caso o morador encontre um escorpião no quintal de casa ou ainda em terrenos vizinhos, é preciso comunicar à Prefeitura por meio do telefone 156.

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.