Ouça ao vivo

Abelha sem ferrão é apresentada em evento da CATI, em Campinas

Foto: Valéria Hein

Um evento gratuito na CATI, em comemoração ao Dia Nacional da Abelha, três de outubro, incluiu palestras sobre o plantio de espécies que atraem abelhas, culinária com mel e oficinas de manejo de abelhas nativas, que são sem ferrão. Existem mais de 20 mil espécies de abelhas e o Brasil possui 75% delas. Além da espécie conhecida como da Europa “Africanizada”, criada por apicultores, o Brasil possui espécies nativas, sem ferrão, que são criadas por meliponicultores, como explica Névio Savieto, que é apicultor e meliponicultor.

Além de não picarem as pessoas, outra característica da abelha sem ferrão é que em vez de favos, elas constroem potes para produção de mel. As abelhas sem ferrão são também importantes polinizadoras, sendo fundamentais para a agricultura. O coordenador da CATI, João Brunelli Júnior, explica que elas permitem o aumento da disponibilidade de frutos e sementes.

O maior produtor de Mel no Brasil é o Rio Grande do Sul, mas Brunelli afirma que novas medidas ligadas à pesquisa devem beneficiar o setor apícola e ampliar o segmento em mais de 80% no território paulista. Apesar de o Brasil ocupar a 9ª posição mundial na produção Mel, seu consumo ainda é muito pequeno no país, com uma média de 60g de consumo por ano, enquanto na Europa são 3Kg por mês.

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.