Ouça ao vivo

Abstenção em Campinas passa de 22% e supera índice nacional

Ao todo, 188.519 eleitores não votaram em Campinas. A abstenção representa 22,2% do total de 849.183 pessoas aptas a votar no município. O índice é superior ao resultado nacional, 20,32%, e também cresceu em relação a 2014. Na última eleição geral, 21,06% do eleitorado registrado na cidade deixou de ir às urnas.

O cientista político da Universidade Mackenzie, Mauricio Fronzaglia, analisa os dados. Para ele, o panorama é reflexo da descrença na política e também da elevada polarização. Com a sensação de desconfiança geral, lembra ainda dos escândalos locais de corrupção.

Se levado em conta o índice estadual, 21,5%, a abstenção em Campinas também foi maior. O resultado é o mesmo se a comparação for feita com o nível do sudeste, também de 21,5%.

Na região, São Paulo fica abaixo do Rio de Janeiro, 23,6%, e ainda de Minas Gerais, 22,2%. No País, o Mato Grosso teve o maior número de eleitores que deixaram de votar: 24,6%. Já o menor índice é de Roraima, com 13,9%. Logo atrás está a Paraíba, com 15%.

Com base nesses números, o cientista político traça uma previsão para o segundo turno. Mauricio Fronzaglia condiciona a alta na abstenção aos ânimos acirrados dos candidatos. A adoção de discursos mais amenos, porém, depende das estratégias definidas pelos dois. Na opinião de Fronzaglia, isso pode acontecer se a intenção for buscar outro tipo de eleitor.

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.