Ouça ao vivo

Apocalypse Now trilha sonora

A malsucedida ocupação norte americana no Vietnã, já foi retratada em várias produções do cinema. Mas o enredo de Apocalypse Now  de 1979 dirigido por Francis Ford Coppola não se prendeu em simplesmente  descrever a guerra, mas sim mergulhar na alma humana e nos limites entre loucura e poder. E essa proposta ganhou força definitiva na tela graças ao ótimo roteiro e a trilha sonora. As composições originais de Carmine Coppola,  pai do diretor e Mickey Hart que fez parte da banda de rock Grateful Dead provocaram esse estranhamento proposital. Acordes fortes e dissonantes ajudaram o espectador a vivenciar  a situação  surreal que os personagens foram submetidos.

A história de Apocalypse Now acompanha a missão do capitão vivido por Martin Sheen enviado pelos seus superiores para matar o coronel rebelado que mantém a sua própria civilização  na selva, personagem que ficou a cargo de Marlon Brando. Mas no desenrolar da trama o próprio capitão fica em dúvida sobre a sua lucidez.

Além dos temas originais outras musicas foram escolhidas para  o filme como a Cavalgada das Valquírias   de Wagner inserida na cena  dos  helicópteros.  Seqüência que através da forte estrutura da musica ganhou um  ar de grandiosidade.

 

Descoberta de um mundo não aparente tento uma trilha sonora primorosa  Miramax

E para contribuir dentro do contexto da época o  rock n roll dos anos sessenta não poderia ficar de fora  da trilha do filme Apocalypse Now, que teve o roteiro baseado no livro de Joseph Conrad. O coração das Trevas.

Apocalypse Now  levou os prêmios de academia de hollywood de melhor fotografia e som além da Palma de ouro em Cannes como melhor filme. Em 2001 Francis Ford Coppola reeditou todo o projeto que ganhou mais 50 minutos. Algumas músicas foram acrescentadas como O tema de amor, uma partitura encontra pelo diretor, que tinha sido escrita pelo seu pai  Carmine Coppola, antes de morrer .

A produção de Apocalypse Now enfrentou grandes  dificuldades. O filme rodado nas Filipinas  foi interrompido por conta de um furacão que destruiu o set entre outros contra tempos. Com isso os 4 meses  previstos se transformaram em 15. Com 370 horas de registro , Coppola levou 3 anos para montar o filme sem falar na divida acumulada de 16 milhões de dólares

 

Dificuldades de produção Miramax

Mas Francis Ford Coppola que já havia feito o Poderoso Chefão, já estava acostumado com os grandes desafios. E no final surgiu um filme que resiste como um clássico do cinema .

Acompanhe nessa edição do Música é Cultura a trilha sonora do clássico Apocalypse Now de Francis Ford Coppola.

 

 

 

entre em contato

musicaecultura@cbncampinas.com.br

produção

Walmir Bortoletto

edição

Paulo Girardi

 

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.