Ouça ao vivo

Após 4 anos, começam as obras da ponte da Rhodia, entre Paulínia e Campinas

Foto: Valéria Hein

A ponte da Rhodia, sobre o Ribeirão Anhumas, interditada desde 2014 por problemas estruturais, começou a ser retirada nesta terça-feira. A implosão não é permitida nesse caso, por causa do impacto que causaria no Ribeirão e no Rio Atibaia. Então, serão feitos recortes e içamentos, por partes, num procedimento que vai durar 15 dias. Em seguida, começam as obras de construção das duas novas pontes de 56 metros de extensão, sendo uma no sentido Campinas e outra no sentido Paulínia.

A empresa vencedora da licitação terá um prazo de oito meses para conclusão das obras, orçadas em quase R$ 6 milhões. Por ser uma das principais ligações entre Paulínia e Barão Geraldo, a falta da ponte causas transtornos há 4 anos. Os motoristas que saem da Estrada da Rhodia, por exemplo, precisam usar um desvio, que chega a 10 km.

Motivo de prejuízo para comerciantes e empresários, como conta o diretor de uma indústria de caldeiraria e montagens de Paulínia, Almir Agnaldo Roberto. A demora para o início das obras também complicou a vida de quem trabalha na região, como o encarregado de montagens, Emerson Luiz Oliveira. O prefeito de Paulínia, Dixon Carvalho, explica que a demora foi por causa das licenças ambientais e a burocracia na licitação.

Por estar no limite dos municípios de Paulínia e Campinas, as prefeituras firmaram um Termo de Cooperação. Dixon explica que Paulínia ficou responsável pelo custo de execução das obras e Campinas fará a retirada, transporte e destinação final do material da demolição. A administração municipal de Campinas também ficará responsável pela apresentação do plano de compensação dos impactos ambientais.

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Alunas da rede municipal vão receber absorventes mensalmente

Em Campinas, uma a cada quatro meninas, entre 10 e 19 anos, faltam à escola quando entram no período menstrual, por não terem condições financeiras para comprar absorvente. O dado é de uma pesquisa realizada pelo Centro de Referência e Apoio à Mulher (Ceamo), órgão vinculado à Secretaria Municipal de Assistência Social. Com os números, a Prefeitura de Campinas lançou o Programa Dignidade Menstrual, nesta quinta-feira (28), que prevê distribuir absorventes.

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.