Ouça ao vivo

Eleito para a Alesp, Rafa Zimbaldi defende tendência conservadora

Presidente da Câmara Municipal de Campinas, Rafa Zimbaldi, do PSB, foi eleito para o cargo de deputado estadual com 80.789 votos depois de quadro mandatos como vereador. O número foi o mais alto de um candidato à Assembleia Legislativa no município e faz Zimbaldi agradecer e prometer defender o eleitorado, que considera mais conservador.

A conclusão do político de 37 anos é feita com base nos perfis de postulantes a outros cargos que venceram ou tiveram votação expressiva, inclusive no pleito para presidente. Para ele, o resultado de 46% de Jair Bolsonaro, do PSL, é um exemplo da posição marcante da população brasileira em favor de uma agenda voltada à família e aos valores tradicionais.

O momento de preferência pelo presidenciável que liderou a votação no primeiro turno, inclusive, é citado por Rafa Zimbaldi como alvo de oportunismo de outros candidatos. A crítica foi direcionada principalmente a João Doria, do PSDB, que disputa o governo de São Paulo no segundo turno com Márcio França, que é da mesma legenda de Zimbaldi.

Na opinião do deputado eleito, o tucano se mostrou individualista ao sinalizar ter discurso similar a Bolsonaro no primeiro turno e depois formalizar o apoio, a despeito do partido. Apesar de subir o tom contra o adversário de França, o campineiro reconhece não saber qual o posicionamento o PSB vai adotar em relação ao segundo turno presidencial.

Eleito vereador de Campinas pela quarta vez em 2016 com o maior número de votos, 11.640, e duas vezes presidente da Câmara, Zimbaldi trocou de sigla em abril deste ano. Anteriormente no Partido Progressista, ele chegou a alegar na época que esperaria a vontade do Partido Socialista Brasileiro sobre a confirmação do nome dele para a Alesp.

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.