Ouça ao vivo

Explosão mata três em indústria química de Charqueada

Foto: Leandro Las Casas

Três pessoas morreram e uma ficou ferida após uma explosão em uma indústria química de Charqueada, na região de Piracicaba. O acidente aconteceu em um dos setores da planta por volta das nove horas da manhã desta terça-feira.

Dois dos mortos trabalhavam na empresa. A outra vítima fatal prestava serviços. Não se sabe o estado de saúde do ferido e as identidades não foram informadas. Segundo funcionários, um reator estava alvejando óleo de soja refinado quando o estouro foi ouvido. Os brigadistas do local foram acionados.

As equipes do Corpo de Bombeiros e do serviço de atendimento móvel também foram chamadas e se dirigiram à indústria para socorrer e levar os acidentados ao hospital. Uma das moradoras próximas, Adriana Toniollo, conta que ouviu o estrondo e sentiu a casa tremer. Porém, não viu fogo ou fumaça.

A Fábrica Biocapital produz materiais químicos, como plastificantes e óleos ésteres e tem 64 trabalhadores. Todos foram dispensados após a explosão. O diretor do Sindicato dos Químicos de Americana e Região, Kleber Fonseca, se reuniu com membros da diretoria da empresa para esclarecer a situação.

Ele afirma que não dá pra estabelecer o que teria causado o problema, mas que a suspeita inicial é de que o estouro tenha ocorrido no reator. O equipamento utiliza gases para gerar reações em substâncias e pode explodir ou causar deslocamento de ar se for operado de maneira equivocada.

O dirigente diz que a entidade vai acompanhar a investigação e prestar apoio jurídico e psicológico aos familiares das vítimas. Além disso, detalhou que nunca houve situação semelhante, mas que a Biocapital está em processo de recuperação judicial e já atrasou valores referentes ao INSS e ao FGTS.

Nenhum representante da empresa falou com a reportagem. A Companhia Ambiental do Estado de São Paulo, a Cetesb, foi acionada para verificar o risco de vazamento químico. A perícia da Polícia Civil também esteve no local. Um caminhão dos Bombeiros passou a manhã e parte da tarde fazendo o trabalho de rescaldo para evitar novos acidentes.

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Rodada de Negócios faz networking entre grandes empresas e fornecedores

O evento ‘Rodada de Negócios’ reuniu 140 empresas na tarde desta quarta-feira (24), em Campinas.  Cerca de mil reuniões foram realizadas, com expectativa de movimentar R$ 2,5 milhões na geração de negociações nos próximos meses. A iniciativa é da regional Campinas do Ciesp (Centro das Indústrias do Estado de São Paulo).

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.