Ouça ao vivo

Fazenda adquirida em 2014 pela Unicamp será sede da Inova

Foto: Leandro Las Casas

A Fazenda Argentina, comprada pela Universidade Estadual de Campinas por R$ 157 milhões em 2014, vai abrigar a sede da Agência de Inovação da instituição. A decisão foi anunciada pelo reitor, Marcelo Knobel, na tarde desta quarta-feira, durante a solenidade de devolução da parte reformada do terreno para a Unicamp.

O espaço foi usado para a realização de uma mostra de arquitetura em maio deste ano. Em troca, a empresa privada fez a revitalização de toda a estrutura existente. Com o imóvel e o jardim do entorno prontos e à disposição da universidade, Knobel diz ter resolvido um impasse de mais de quatro anos, já que o local estava sem uso.

A Inova atualmente fica no campus da Unicamp, mas os custos da mudança e da adequação ao novo endereço não são vistos com grande preocupação pelo reitor. Mesmo reconhecendo as dificuldades financeiras que fizeram com que a reserva técnica fosse usada devido à baixa arrecadação do ICMS, Marcelo Knobel é otimista.

Um dos motivos da escolha é a localização, já que a fazenda de 1,4 milhão de metros quadrados fica no polo de alta tecnologia de Campinas e ao lado do CPqd. Mas somente parte do terreno será usada pela Inova, já que a utilização do restante do espaço depende ainda de um Plano Diretor que está atualmente em execução.

Com o prédio reformado e uma nova estrutura construída do zero, o diretor-executivo da Agência de Inovação da Unicamp, Newton Frateschi, já faz planos. A ideia é usar um dos prédios ainda este ano. Depois, mas ainda sem definir prazos, ele afirma querer transferir todo o setor administrativo para o terreno.

A compra da fazenda, que faz divisa com o campus e pode ser acessada pelo distrito de Barão Geraldo ou pela Rodovia Campinas-Mogi, foi concretizada em 2014. Na época, a Unicamp admitiu não ter um projeto de utilização e a aquisição foi motivo de polêmica. Desde então, o terreno ficou sem uso, apesar de cercado e vigiado.

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.