Ouça ao vivo

Golpistas utilizam campanha “Outubro Rosa” em corrente no Whatsapp

Foto: Allan White/Fotos Públicas

A Campanha do Outubro Rosa está sendo utilizada como pretexto para disseminar campanhas maliciosas via Whatsapp. Na mensagem que o usuário recebe consta que as maiores lojas do Brasil se juntaram neste mês em prol da campanha e estão distribuindo camisetas para apoiar a causa, o que não é verdade.

A mensagem ainda diz que para ganhar a camisa, a pessoa precisa compartilhar a promoção com seus contatos, e também entrar em um site falso da campanha, na qual a pessoa tem de responder um questionário.

Após responder o questionário, a vítima recebe uma mensagem de parabéns e com orientações para retirar o prêmio, e o usuário recebe também o pedido para instalação de uma rede privada virtual (VPN).

Com isso, os responsáveis pelo golpe conseguem obter lucro tanto pela com propagandas no site em questão, quanto em um esquema no qual recebem dinheiro pela instalação da VPN, e até mesmo com a instalação de programas maliciosos no celular da vítima.

A recomendação é que o usuário desconfie deste tipo de mensagem, e não clique em links suspeitos, como o deste caso, que utiliza um site falso chamado campanha do bem.

 

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.