Ouça ao vivo

Jovens são detidos por crime eleitoral e desacato em Campinas

Foto: Henrique Bueno

Dois jovens foram detidos pela Guarda Municipal de Campinas na manhã desta terça-feira por crime eleitoral e desacato.Eles foram encaminhados para a sede da Polícia Federal, no bairro Botafogo, responsável por investigar esse tipo de delito.
Eles estavam panfletando na região do terminal central, quando foram abordados pelos GMs.
Mesmo estando na área dos camelôs, os Guardas Municipais solicitaram que a dupla suspendesse a atividade, que seria proibida no local. Eles argumentaram que estavam do lado de fora das catracas do terminal central e que portanto, a panfletagem seria permitida.
Diante da recusa dos GMs em permitir que continuassem com a atividade política, os jovens teriam perguntado se estariam vivenciando uma ditadura. Os Guardas Municipais deram voz de prisão por desacato e por propaganda política irregular.

A dupla foi levada para o primeiro Distrito Policial de Campinas e de lá, foi encaminhada para a Polícia Federal, responsável pela investigação de crimes eleitorais.
Rapidamente, o casou tomou as redes sociais e cerca de 20 estudantes da Unicamp foram até a sede da PF em solidariedade aos colegas.

Em nota, a Guarda Municipal informou que por ser proibido fazer propaganda política em próprio público, segundo a legislação eleitoral, os guardas orientaram para que se retirassem do local. Segundo a Secretaria Municipal de Cooperação nos Assuntos de Segurança Pública, as pessoas se recusaram e passaram a insultar os guardas. Por descumprirem a ordem de saída e por ameaçarem os guardas, foram detidos e encaminhados à Polícia Federal para registro da ocorrência.

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.