Ouça ao vivo

Mesmo com promessa, lancetas para testes de diabetes permanecem em falta

Foto: Valéria Hein

Após ter garantido que as lancetas para aferição de glicose no sangue voltariam a ser fornecidas nos postos de saúde de Campinas na última terça-feira, estes dispositivos indicados para obter amostras para testes de diabetes continuam em falta. A reportagem voltou a percorrer algumas das unidades de saúde de Campinas e constatou que o problema continua.

Com isso, o acompanhamento médico se mantém incompleto, porque os testes de glicemia dependem da lanceta, que é uma espécie de fita utilizada em dispositivas que monitoram os níveis de açúcar no sangue de pacientes diabéticos. Para fazer o tratamento completo, o paciente precisa comprar as lancetas nas farmácias. Uma caixa, dependendo da quantidade, pode custar até R$ 90.

A dona de casa, Waldirene Cavalcanti, também confirmou a falta das lancetas nas unidades de saúde. Ela e a filha dependem do dispositivo e a compra do produto está pesando no orçamento.

A Prefeitura de Campinas informou que as lancetas chegaram na semana passada e imediatamente começaram a ser entregues. Nesta segunda-feira estarão sendo distribuídas nos Centros de Saúde da região Sul, incluindo o Oziel, São Domingos e também na região Leste, em Joaquim Egídio.

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.