Ouça ao vivo

Pacientes cardíacos de Indaiatuba esperam meses por tratamento

Pronto Socorro do Hospital de Indaiatuba (Foto: Reprodução/Google Street View)

A dificuldade de acesso a procedimentos cardíacos de alta complexidade no Hospital municipal de Indaiatuba tem gerado riscos à vida de pacientes. Por falta de recursos financeiros, o Hospital só é habilitado pelo Estado a realizar procedimentos cardíacos de menor complexidade, como, controle de hipertensão e de insuficiência cardíaca, teste ergométrico e ecocardiograma.

A coordenadora do setor de urgência e emergência da secretaria de saúde de Indaiatuba, Maria Cristina Costa, explica que os procedimentos de alta complexidade dependem da regulação da Secretaria de Saúde do Estado, através do DRS7.

Luiz Carlos Chiaparine, médico cardiologista do Hospital, relata que muitos pacientes chegam a ficar meses internados no hospital, ocupando leitos, sem condições de receber alta, a espera de tratamento, como implantação de marca-passo, cirurgia de ponte de safena e cateterismo. Chiaparine explica que o Pronto Socorro do Hospital acabou se tornando a principal referência do paciente cardíaco.

De acordo com o DRS 7, no momento não há pacientes internados aguardando procedimentos de cateterismo ou de revascularização, por exemplo. Esclareceu ainda que a Região Metropolitana de Campinas conta com três serviços habilitados para atender a demanda de cardiologia: A PUC Campinas, a UNICAMP e o Hospital Regional de Jundiaí, no qual houve ampliação da oferta de procedimentos cirúrgicos, inclusive cardiológicos. Anualmente, são realizados 1,3 mil procedimentos cardiológicos pelo SUS, na região.

Destacou ainda que a pasta anunciou, neste mês, o projeto piloto de Regulação de Vagas Regional em Campinas, que visa otimizar os fluxos de transferências de pacientes para serviços de referência, no qual foram investidos R$ 838,6 mil para adequações estruturais do espaço. O núcleo funcionará 24h, 7 dias por semana, auxiliando na transferência de pacientes dos 42 municípios da região.

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.