Rumo vê Trem Intercidades viável só entre Campinas e Jundiaí

A Rumo Logística, empresa que detém a concessão dos trilhos no trecho em que o Governo Paulista pretende criar o trem Intercidades, afirmou que a implantação de uma linha de passageiros na malha já existente só é viável entre Campinas e Jundiaí.

O plano, anunciado em 2012, é levar o Trem de São Paulo a Americana, num trajeto de 135 km, passando por Jundiaí e Campinas. O projeto seria feito através de parceria com a iniciativa privada.

O Mestre em transportes e professor de Engenharia Civil da Unicamp, Creso Peixoto, classificou como uma necessidade a de se retomar o modal ferroviário para o transporte de passageiros mas ressaltou que, para a empresa, o que gera lucro é o transporte de cargas. Com relação ao transporte de passageiros, ele acredita que o projeto deveria se estender ainda mais rumo ao interior paulista.

Em fevereiro desse ano o governo paulista anunciou o lançamento de um estudo para checar se é possível que o Trem Intercidades use os trilhos já existentes, que hoje só transportam cargas, o que tornaria o projeto mais viável economicamente. Para o Mestre em transportes o ideal é que os trilhos fossem usados durante o dia apenas para o transporte de passageiros e, na madrugada, para cargas. Segundo ele, o uso da malha ferroviária iria aliviar, e bem, as rodovias da região.

Ele, porém, também afirmou que há um fator negativo já que, de Campinas para Americana a linha do trem é simples e precisaria ser ampliada, gerando custos maiores.

Compartilhe!

Pesquisar

Mais recentes

Prefeitura de Campinas diz ter zerado fila por consultas oftalmológicas no SUS

Empresa aguarda autorização da Anvisa para produzir mosquitos contra a dengue

Procon-SP facilita acesso para denúncias de bebidas falsificadas

PODCASTS

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.