Ouça ao vivo

Sapoti

O CBN Gastronomia de hoje vai falar sobre uma fruta quem tem aproximadamente o tamanho de uma laranja, casca marrom e a polpa amarelada e repleta de sabor… o sapoti.

O sapoti, que possui nome científico Manilkara zapota, é uma fruta tropical que se adapta à seca. Por isso tem grande produção nas regiões Norte e Nordeste, principalmente nos estados de Pernambuco e Ceará. Acredita-se que teve origem na América Central e se espalhou para outros países e continentes. Hoje o sapoti pode ser encontrado, além do Brasil, em países como Guatemala, Jamaica, Filipinas, Indonésia, Venezuela e Suriname. Para os produtores há um lucro considerável em virtude do baixo custo de plantio em relação ao preço de venda. O sapoti é um fruto doce, suculento e muito saboroso rico em vitaminas A, B e C, além de ferro, fósforo e cálcio. Ele é utilizado na produção de licores, sucos, sorvetes, geleias e doces como bolos e pudins. Uma curiosidade sobre o sapoti: além dos frutos rentáveis, a árvore libera uma resina que pode ser utilizada como goma de mascar.

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

A performance de Gal Costa no disco “Cantar”

Em 1974, Gal Costa já tinha sete anos de uma trajetória iniciada a partir do encontro com Caetano Veloso. Depois de consolidar o nome na Tropicália, lançou um projeto cuja única e exclusiva intenção era simplesmente cantar! Com o LP “Cantar”, ela reencontrou Caetano, mas agora como produtor. E o público se deparou com uma proposta que seguia um caminho mais intimista.

Curiosidades sobre o sanduíche

Eu já falei para vocês sobre a origem do sanduíche. Hoje vou explorar curiosidades sobre este cativante prato… O recorde de maior sanduíche do mundo

Curiosidades sobre o sorvete

Eu já falei para vocês sobre a origem sorvete. Hoje vou explorar curiosidades sobre esta refrescante sobremesa… Baunilha é o sabor mais popular do sorvete

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.