Ouça ao vivo

Sete deputados da região não conseguem se reeleger

Sete deputados da região que buscavam a reeleição não obtiveram sucesso. São dois deputados federais e cinco estaduais. Dentre todos eles, Célia Leão (PSDB), é a que é deputada há mais tempo. Ela está na Alesp desde 1991.

Nas eleições de 2014 Célia obteve 101 mil votos, se reelegendo para o sétimo mandato dela. Neste ano ela obteve 49 mil votos, número que foi insuficiente para que ela permaneça na Alesp na próxima legislatura.

Nas redes sociais, a deputada agradeceu seus quase 50 mil eleitores, lamentou não ter sido reeleita, e disse esperar que o PSL e seus deputados eleitos sejam a solução que o Brasil e o Estado esperam.

Feliciano Filho (PRP) foi o mais votado da região dentre os que não se reelegeram. Com 81 mil votos, ele não conseguiu permanecer na Alesp. Feliciano é deputado estadual desde 2007 e está em seu terceiro mandato. Em 2014 ele obteve quase 188 mil votos.

Apesar da formação como economista, ele tem toda sua carreira voltada para a defesa dos animais. Ele fundou e presidiu a União Protetora dos Animais de Campinas de 2001 a 2009.

Na internet ele agradeceu seus 81 mil eleitores, e lamentou não ter sido reeleito por conta do sistema eleitoral, destacando que, segundo ele, 52 deputados estaduais foram eleitos com votações inferiores à dele. Feliciano afirmou que seguirá por outros caminhos se dedicando aos animais.

Davi Zaia (PPS) também é deputado estadual desde 2007, e está em seu terceiro mandato. Foi presidente do Sindicato dos Bancários de Campinas, vice-presidente da União Geral dos Trabalhadores.

Em 2014 ele foi reeleito para a atual legislatura com quase 81 mil votos. Neste ano ele teve 24 mil votos, menos de um terço em relação às eleições anteriores. Nas redes sociais ele publicou uma imagem na qual agradece os eleitores paulistas, e afirma ser o deputado mais bem avaliado da Alesp.

Assim como Feliciano e Zaia, Chico Sardelli (PV) também é deputado estadual desde 2007 e está em seu terceiro mandato. Antes, foi Deputado Federal por dois mandatos. Natual de Americana, o empresário do setor têxtil a afirma priorizar as áreas da Segurança Pública, Esportes, Promoção Social e Meio Ambiente.

Em 2014 ele foi reeleito com 75 mil votos. Neste ano foram 57 mil votos. Sardelli atribuiu sua não reeleição ao extremismo, tando de esquerda quanto de direita.

O jornalista Gustavo Petta (PC do B) assumiu uma cadeira na Alesp em maio deste ano. Ele era suplente de José Roberto Aprillanti Junior (PSB), que deixou a Assembléia para se tornar secretário estadual de Turismo, a convite do governador Márcio França (PSB).

Candidato à deputado estadual nas eleições de 2014, Petta teve 33 mil votos, que lhe garantiram a suplência. Nestas eleições ele obteve 24 mil votos, não se reelegendo.

Nas redes sociais, Petta agradeceu ao povo de São Paulo pelos seus quase 25 mil votos, afirmou que seguirá forte na luta democrática, e parabenizou os correligionários Orlando Silva, reeleito deputado federal, e Leci Brandão, reeleita deputada estadual.

Os dois deputados federais da região que não obtiveram a reeleição são Luiz Lauro (PSB), e Ana Perugini (PT). Luiz Lauro Filho é sobrinho do Prefeito de Campinas, Jonas Donizette. Ele está em seu primeiro mandato na Câmara dos Deputados. Em 2014 ele foi eleito com 105 mil votos. Neste ano obteve 75 mil votos, ficando de fora da câmara a partir de 2019.

Na internet, Luiz lauro agradeceu seus eleitores, a firmou que mesmo sem atingir a quantidade necessária de votos, continuará na luta pelo Estado de São Paulo, como cidadão que ama e acredita no Brasil.

Ana Perugini é ex-esposa do prefeito de Hortolândia, Ângelo Perugini (PDT). Ela obteve 121 mil votos em 2014, ante 49 mil neste ano. Assim como Luiz Lauro, ela está em seu primeiro mandato como deputada federal. Até o momento ela não se pronunciou sobre o resultado das eleições.

Outros quatro deputados federais da região conseguiram se reeleger: Carlos Sampaio (PSDB) e Vanderlei Macris, Paulo Freire (PR), e Roberto Alves (PRB). Também foram reeleitos dois deputados estaduais da região: Cauê Macris (PSDB), e Rogério Nogueira (Democratas).

Candidatos da região não reeleitos:

Deputados Estaduais:

  • Célia Leão (PSB) – 49 mil votos.
  • Gustavo Petta (PC do B) – 24 mil votos.
  • David Zaia (PPS) – 41 mil votos.
  • Chico Sardelli (PV) – 57 mil votos.
  • Feliciano (PRP) – 81 mil votos.

Deputados Federais:

  • Luiz Lauro (PSB) – 75 mil votos.
  • Ana Perugini (PT) – 49 mil votos.

Candidatos da região eleitos:

Deputados Estaduais:

  • Cauê Macris (PSDB) – 114 mil votos.
  • Rafa Zimbaldi (PSB) – 80 mil votos.
  • Luiz Dalben (PR) – 79 mil votos.
  • Valéria Bolsonaro (PSL) – 54 mil votos.
  • Adriana Borgo (PROS) – 42 mil votos.
  • Rogério Nogueira (Democratas) – 89 mil votos.
  • Bruno Ganem (Podemos) – 106 mil votos.

Deputados Federais:

  • Carlos Sampaio (PSB) – 125 mil votos.
  • Vanderlei Macris (PSDB) – 102 mil votos.
  • Paulo Freire (PR) – 109 mil votos.
  • Alexi Fonteyne (Novo) – 45 mil votos.
  • Roberto Alves (PRB) – 82 mil votos.
Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.