Ouça ao vivo

Tenente Santini (PSD) pedirá abertura de CPI da Emdec após MP denunciar Barreiro

Após o Ministério Público de São Paulo denunciar por improbidade administrativa o Secretário de Transportes de Campinas, e Presidente da Emdec, Carlos José Barreiro, o vereador Tenente Santini (PSD) declarou em entrevista à CBN que irá pedir a abertura de uma CPI para apurar as irregularidades praticadas pela gestão de Barreiro na Emdec. “Tem de ser uma CPI da Emdec, uma investigação geral da maneira como a secretaria está aplicando multas, como está sendo arrecadado o dinheiro, pra onde está indo o dinheiro (…) segunda-feira vamos encaminhar mais um pedido de CPI pra secretaria de transporte e Emdec, que é a mesma coisa mas deveria ser diferente”, explica o vereador.

Porém, Santini acredita que a base aliada do Prefeito Jonas Donizette (PSB) na Câmara de Vereadores de Campinas irá barrar a abertura da CPI. “Uma das funções do legislativo municipal é abrir uma comissão parlamentar de inquérito para investigar os atos do prefeito, isso corre paralelo ao MP, é um trabalho feito pela câmara municipal, mas eles não entendem assim.

Ele cita como exemplo o fato de ainda não haver uma CPI da Saúde mesmo com as denúncias e prisões do Caso Ouro Verde, que apura irregularidades na gestão do hospital. “Qual o interesse da base legislativa, que tem obrigação de proteger a população que os elegeu, não abrir uma CPI baseada em uma prisão em flagrante? Os caras foram algemados! Acho pouco provável que a base do governo assine com a gente uma CPI do Transporte, já que ninguém foi preso ainda né?

O vereador declarou também que acredita que o Prefeito Jonas Donizette seguirá sem tomar atitudes em relação a Barreiro após a denúncia do MP. “O prefeito continua acobertando o Barreiro, não sei por que. Da mesma forma como no Ouro Verde ele acoberta o secretário. A gente não quer criticar o prefeito o dia inteiro, mas não tem nenhuma medida da prefeitura”.

Na ação do Ministério Público o promotor, Ângelo de Carvalhaes, pede a condenação de Barreiro à perda da função pública, suspensão dos direitos políticos de 3 a 5 anos, pagamento de multa e proibição de contratar com o poder público ou receber benefícios ou incentivos fiscais, direta ou indiretamente.

Além disso, o MP pede que sejam declaradas nulas todas as autuações realizadas pela Emdec nos últimos 5 anos, e não somente aquelas que foram realizadas pelo secretário, e a devolução dos valores que foram pagos pelos motoristas multados. O promotor solicita ainda que se torne permanente a decisão, hoje liminar, que proíbe que Barreiro autue motoristas e proprietários de veículos.

A Assessoria de Imprensa da Prefeitura informou que o Prefeito não irá comentar a declaração do vereador, a qual classificou como “infeliz”.

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.