Ouça ao vivo

Totens publicitários geram críticas sobre pontos de ônibus

Foto: Leandro Las Casas

A instalação de totens de publicidade nos pontos de ônibus da Rua Irmã Serafina, no centro de Campinas, fez com que a estrutura dos locais fosse questionada pelos usuários. Apesar da indiferença em relação aos espaços para propaganda, que não consideram prejudiciais, os passageiros reclamam da falta de atenção com os abrigos e os pisos táteis.

Para quem espera pelos veículos do transporte público na via, os abrigos são insuficientes para proteger a população da chuva e do sol e por isso algumas mudanças são necessárias. Além da cobertura considerada pequena por não evitar a exposição, a falta de proteção nas laterais e na parte traseira também é motivo de críticas para quem utiliza os coletivos.

A implantação das placas marca o início do contrato da Verssat Indústria e Construção com a Prefeitura. A empresa fabrica mobiliário urbano e venceu a licitação pública. O acordo foi assinado em julho, prevê o pagamento de R$ 2,5 milhões de outorga e concede 900 pontos à entidade privada, que pode explorar a publicidade nesses locais.

A Verssat também será responsável pela troca dos abrigos atuais, que foram considerados antigos pelo prefeito, Jonas Donizette, do PSB, no dia em que a concessão foi oficializada. Mas como o contrato prevê uma carência de seis meses até o início da troca dos abrigos, a colocação do totens publicitários antes disso causou estranhamento entre a população.

Pelo acordo, a Prefeitura vai receber 6% do valor arrecadado com as placas. Dos quatro dispositivos de propaganda, inclusive, pelo menos um já foi pichado na lateral metálica. Questionada sobre as reclamações da população e a substituição dos pontos, a Emdec não enviou resposta antes do fechamento desta reportagem.

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.