Ouça ao vivo

Vinagre Balsâmico 

O CBN Gastronomia de hoje vai falar sobre um ingrediente italiano que nasceu da necessidade de aproveitar melhor uvas que geravam vinhos fracos… o Vinagre Balsâmico. 

O Aceto balsâmico, nome original em Italiano, surgiu na cidade de Modena na Emília Romana. As condições de climáticas da região proporcionavam apenas produção de vinhos com baixa graduação alcoólica, portanto não recomendados para exportação, mas apropriados para a produção do vinagre. Para criação desse produto incrível, os italianos utilizam uvas em sua maturação máxima prensadas e levadas para cozimento lento até reduzir 50% do seu volume inicial. O Aceto Balsâmico é feito com o mostro de uva, e não com o vinho, sendo necessários cerca de 10 litros do mosto para uma pequena garrafa. A última e mais importante etapa, é o envelhecimento em barricas de madeira, que fornecerá ao Aceto uma densidade ideal, e um equilíbrio perfeito entre a acidez e o adocicado. O Vinagre Balsâmico é classificado de acordo com seu tempo de envelhecimento, que pode ser de no mínimo 12 anos, e chegar até 100 anos. 

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

A performance de Gal Costa no disco “Cantar”

Em 1974, Gal Costa já tinha sete anos de uma trajetória iniciada a partir do encontro com Caetano Veloso. Depois de consolidar o nome na Tropicália, lançou um projeto cuja única e exclusiva intenção era simplesmente cantar! Com o LP “Cantar”, ela reencontrou Caetano, mas agora como produtor. E o público se deparou com uma proposta que seguia um caminho mais intimista.

Curiosidades sobre o sanduíche

Eu já falei para vocês sobre a origem do sanduíche. Hoje vou explorar curiosidades sobre este cativante prato… O recorde de maior sanduíche do mundo

Curiosidades sobre o sorvete

Eu já falei para vocês sobre a origem sorvete. Hoje vou explorar curiosidades sobre esta refrescante sobremesa… Baunilha é o sabor mais popular do sorvete

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.