Ouça ao vivo

Barreiro cancela participação na Comissão de Mobilidade; Vereador vê manobra

Arquivo

O Secretário de Transportes de Campinas e presidente da Emdec, Carlos José Barreiro, novamente não comparecerá à Câmara Municipal para dar explicações para a Comissão Permanente de Mobilidade Urbana e Planejamento Viário. Ele é acusado pelo Ministério Público de improbidade administrativa.

Já é a segunda vez que o Secretário não comparece diante do Legislativo.

Na primeira vez em que foi convidado, a Câmara adiou para esta quinta-feira a audiência em virtude do falecimento de Romeu Santini, ex-vereador e ex-presidente da Câmara.

Segundo o presidente da Comissão de Mobilidade da Câmara, vereador Jorge Schneider, Barreiro não se apresentará nesta quinta-feira: cancelou por problemas de agenda.

A presença do Secretário estava condicionada à não abertura de CPI da Emdec, em um acordo alinhavado pelo líder de governo, Marcos Bernardelli, e o executivo.

O Vereador Marcelo Silva vê manobra do Secretário da Emdec em não se apresentar à Comissão, e vai entrar com requerimento pedindo que Barreiro se apresente imediatamente.

O promotor Ângelo de Carvalhaes pede na ação do Ministério Público a condenação de Barreiro à perda de função pública, suspensão dos direitos políticos de 3 a 5 anos, pagamento de multa e proibição de contratar com o poder público ou receber benefícios ou incentivos fiscais, direta ou indiretamente.

O MP também pede anulação de todas as multas aplicadas pela Emdec nos últimos 5 anos, e não somente as realizadas pelo secretário, além de devolução dos valores pagos pelos motoristas multados. O promotor também solicita que a Barreiro seja permanentemente proibido de autuar motoristas e proprietários de veículos – decisão que, hoje, é liminar.

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Alunas da rede municipal vão receber absorventes mensalmente

Em Campinas, uma a cada quatro meninas, entre 10 e 19 anos, faltam à escola quando entram no período menstrual, por não terem condições financeiras para comprar absorvente. O dado é de uma pesquisa realizada pelo Centro de Referência e Apoio à Mulher (Ceamo), órgão vinculado à Secretaria Municipal de Assistência Social. Com os números, a Prefeitura de Campinas lançou o Programa Dignidade Menstrual, nesta quinta-feira (28), que prevê distribuir absorventes.

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.