Ouça ao vivo

Cirurgia no Hospital da PUC-Campinas traz esperança a pacientes do SUS com Parkinson

Valeria Hein

Uma cirurgia para devolver a funcionalidade a pacientes com distúrbios do movimento, como Parkinson e Distonia, foi realizada pela primeira vez em Campinas pelo SUS, através do Hospital da PUC. A equipe responsável pela cirurgia já realiza o procedimento por meio de convênios privados e atendimento particular com um custo de cerca de R$ 100 mil.

De acordo com um dos neurocirurgiões da equipe, Carlos Melro, ela é indicada quando o tratamento através de medicamentos, fisioterapeutas e fonoaudiólogos, já não consegue mais garantir qualidade de vida ao doente. Ele explica que o Hospital da PUC está preparado para esse tipo de procedimento, considerado de alta complexidade, mas no caso de pacientes do SUS, o processo é muito moroso.

Conhecida como DBS (deep brain stimulation), trata-se de uma cirurgia de estimulação cerebral profunda. Carlos Melro explica que o procedimento consiste no implante de um dispositivo no cérebro, similar a um marca-passo cardíaco, que através de cargas elétricas estimula regiões previamente definidas.

A cirurgia foi realizada em uma mulher de 55 anos, com diagnóstico de distonia primária e durou cerca de 4 horas, com anestesia local, para que, com a paciente acordada, os estímulos possam ser monitorados.  Andar sem ajuda de andador, controle dos sintomas motores, independência e redução dos medicamentos são alguns dos resultados da cirurgia. A partir de agora a cirurgia faz parte da assistência do Hospital PUC-Campinas e as demandas são encaminhadas por meio do SUS.

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.