Ouça ao vivo

Com frota de ônibus reduzida pela metade, população de Americana enfrenta transtornos

Terminal de Ônibus Americana (Foto: Valéria Hein)

Os motoristas da Viação Princesa Tecelã de Americana continuam parados e a forma encontrada pela Prefeitura de Americana para garantir o atendimento à População foi fazer um acerto emergencial com a empresa Sou Americana. Com isso, será possível garantir o funcionamento de pelo menos 50% das linhas da cidade, a partir desta segunda-feira.

A prefeitura informou que a medida visa diminuir os transtornos da população, mas muitos usuários do transporte coletivo da cidade relatam que a frota reduzida está gerando atrasos em compromissos. Como conta a aposentada, Alda pessoa. O pedreiro, Vicente dos Santos, também está sentindo os impactos da redução na frota, que geram diminuição nas opções de linhas.

Cerca de 33 mil pessoas utilizam o transporte coletivo diariamente em Americana. Alguns acreditam que a situação deverá normalizar ao longo da semana, com a entrada da nova empresa. A Sou Americana, empresa escolhida para o contrato emergencial, iria assumir o serviço só a partir de 1º de dezembro.

A antecipação ocorreu por causa da paralisação e pelo fato da empresa atual não estar cumprindo seu dever, de acordo com a Prefeitura. A administração da empresa alega que a paralisação é uma decisão que partiu dos funcionários e que eles devem permanecer em greve pelo menos até a realização de uma reunião com a Prefeitura.

Os funcionários estão preocupados com a possibilidade de perderem salários e benefícios com o fim do contrato e a empresa já informou que não tem verba para a demissão em massa. A administração municipal, por sua vez, garantiu que se a Viação Princesa Tecelã voltar a operar normalmente, a Sou Americana recua e só assume o serviço no dia 1º de dezembro.

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Alunas da rede municipal vão receber absorventes mensalmente

Em Campinas, uma a cada quatro meninas, entre 10 e 19 anos, faltam à escola quando entram no período menstrual, por não terem condições financeiras para comprar absorvente. O dado é de uma pesquisa realizada pelo Centro de Referência e Apoio à Mulher (Ceamo), órgão vinculado à Secretaria Municipal de Assistência Social. Com os números, a Prefeitura de Campinas lançou o Programa Dignidade Menstrual, nesta quinta-feira (28), que prevê distribuir absorventes.

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.