Ouça ao vivo

HC da Unicamp registra cerca de 60 casos de AVC infantil por ano

Entrada do Pronto Socorro do HC da Unicamp (Foto: Guilherme Pierangeli)

Apesar de pouco comum, o Acidente Vascular Cerebral em crianças existe e, de acordo com o  Hospital de Clínicas da Unicamp, a média na unidade é de 60 casos identificados por ano.

Os especialistas dizem que o problema tem como causa má formação vascular.

Além disso, existem também as alterações no sistema imunológico ou infecções, como meningite e varicela, que podem causar as complicações.

Os médicos alertam para a necessidade do diagnóstico precoce para evitar as sequelas.

Os dados foram divulgados pelo grupo de pesquisa de Anormalidades Neurovasculares na Infância e Adolescência, ONG que tem parceria com com universidades internacionais.

De acordo com o grupo de pesquisas, o AVC perinatal é ainda mais proeminente que o AVC infantil, porque atinge o bebê ainda dentro da barriga da mãe e pode ocorrer até o primeiro mês de vida da criança.

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Alunas da rede municipal vão receber absorventes mensalmente

Em Campinas, uma a cada quatro meninas, entre 10 e 19 anos, faltam à escola quando entram no período menstrual, por não terem condições financeiras para comprar absorvente. O dado é de uma pesquisa realizada pelo Centro de Referência e Apoio à Mulher (Ceamo), órgão vinculado à Secretaria Municipal de Assistência Social. Com os números, a Prefeitura de Campinas lançou o Programa Dignidade Menstrual, nesta quinta-feira (28), que prevê distribuir absorventes.

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.