Ouça ao vivo

Moradores da região do Lago do Café relatam aparecimento de escorpiões

Foto: Vânia Monari

A morte de uma criança em Santa Bárbara D’Oeste, que foi picada por um escorpião, acendeu o alerta para a região de Campinas. Os moradores do Parque Taquaral, na Divisa com o Lago do Café, por exemplo, consideram que o local de risco para o aparecimento de escorpiões.

Os moradores relatam terem encontrado o aracnídeo, entre outros  animais peçonhentos, como aranha, dentro de suas casas. Amanda Cristina Bacha, presidente da associação dos moradores e vizinhos solidários do Parque Taquaral, disse que o problema se agravou após a micro explosão em 2016, que afetou muito aquele trecho do bairro.

Ela acredita que o entulho e os galhos que se acumularam na região do Lago do Café não foram adequadamente retirados e estariam servindo de abrigo para os escorpiões. A empresária, Ana Paula de Almeida Ramalho, mora nas proximidades do Lago do Café e já foi surpreendida com a presença do aracnídeo dentro de sua casa.

A professora, Vânia Monari, conta que passou pelo mesmo susto na última quarta-feira, só que o fato se deu na casa do irmão e quem achou o bicho dentro da casa foi a sobrinha, de 1 ano. A Prefeitura de Campinas informa que não existe relação entre o Lago do Café e o aparecimento de escorpiões nos domicílios do bairro e que a manutenção do Lago do Café é feita regularmente.

A Unidade de Vigilância de Zoonoses e a Visa Leste já orientaram os moradores desta região sobre como proceder para evitar que escorpiões entrem nas residências, como colocar barreiras físicas e evitar entulhos e lixo, entre outras providências. Esclarece que a época de chuvas é propícia para a reprodução dos escorpiões e as dúvidas podem ser solucionadas pelo 156 ou diretamente na Unidade de Vigilância de Zoonoses e Visas descentralizadas.

 

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.