Ouça ao vivo

Projeto prevê regras à entidades para distribuição de alimentos a moradores de rua em Campinas

Foto: Danilo Braga

O legislativo de Campinas pretende criar um regramento para a distribuição de alimentos pelas entidades que já realizam esse serviço de forma voluntária a moradores de rua no município. A iniciativa faz parte de um relatório que a Comissão Especial de Estudos sobre os Moradores em Situação de Rua da Câmara elaborou depois de ouvir os beneficiários do projeto e também as entidades.

Os vereadores que integram a comissão realizaram reuniões com setores da Assistência Social, Saúde, Segurança Pública, comércio, movimentos ligados às igrejas, entidades e voluntários que atuam nessa área, para poderem concluir os trabalhos.

O vereador Marcos Bernadelli (PSDB) é o relator da comissão. Ele elogiou o trabalho realizado pelas entidades mas disse que falta um ordenamento na distribuição já que, ao longo das discussões, se observou que há dia que são servidas até cinco refeições pelas diversas entidades enquanto em outros, nenhuma. Ele disse que será feito um cadastramento das entidades.

Ele ressaltou que o relatório será encaminhado a diversos órgãos públicos para que medidas possam ser tomadas.

No relatório final da comissão, Bernardelli incluiu a melhoria das instalações e estrutura dos serviços, a ampliação dos recursos humanos para atender as demandas, a instalação de uma nova Casa da Cidadania na região central, um novo levantamento censitário da população da rua e a instalação de banheiros públicos no centro.

Ele comentou que o trabalho realizado pelo poder público não é simples. A maioria dos moradores de rua não quer retornar à convivência familiar e os que desejam, são rejeitados pela família.

Fizeram ainda parte da Comissão os vereadores Paulo Haddad (PPS), Aílton da Farmácia (PSD) e Nelson Hossri (Podemos). O levantamento mais recente da prefeitura aponta que no município há cerca de 650 moradores de rua.

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.