Ouça ao vivo

Músicas originais usadas em arranjos dos Racionais MC’s

Quem gosta do grupo Racionais M.C.’s elogia as rimas e acredita que Mano Brown e Edi Rock escrevem letras para denunciar problemas sociais e conscientizar, especialmente os jovens pobres, a não repetir comportamentos descritos nas narrativas. Já os que não gostam justificam a posição criticando os palavrões e acusando o quarteto paulistano de fazer apologia ao crime. Esteja você em qualquer um dos lados, isso não faz diferença, porque o assunto é a música. E a exemplo da grande maioria dos artistas do rap nacional e internacional, os Racionais já se aproveitaram de muitas bases prontas, restringindo o trabalho a sobrepor os vocais em cima da versão instrumental.

Mano Na Porta Do Bar aproveitou o ritmo de Freddie’s Dead, música escrita pelo cantor Curtis Mayfield para a trilha sonora do filme Superfly no início dos anos 70. Mais antigo ainda é o som usado para Juri Racional.

Cissy Strut foi lançada em 1969 pela banda The Meters, responsável por definir o funk no estado de New Orleans. Como ela originalmente já é instrumental, o trabalho de produção do Racionais foi facilitado.

Fórmula Mágica Da Paz usou cada nota da música Attitudes lançada em 1977 pela banda Bar-Kays, um nome obrigatório em qualquer baile black, dos anos 60 aos 80.

Na história do rap brasileiro Homem Na Estrada é considerada um clássico. Mas a base perfeita para a saga de um ex-presidiário contada por Mano Brown foi criada por Tim Maia na metade da década de 70. A música Ela Partiu, que nunca esteve na lista dos maiores sucessos de Tim Maia, ganhou um novo status quando a geração do rap descobriu de onde vinha aquele ritmo contagiante.

Quem pensa que artistas negros foram as únicas fontes do grupo mais famoso do rap brasileiro está enganado. Basta ouvir um trecho de Vida Loka Parte 1 e You Are My Love.

O grupo Liverpool Express lançou You Are My Love em 1976, e é provável que até hoje os ingleses não saibam que um de seus maiores sucessos foi usado como base de um rap no Brasil.

 

Construção Musical para o discurso

Acompanhe nesta edição do quadro Música é Cultura, as canções originais que foram utilizadas em alguns arranjos dos Racionais MC’s, grupo de rap que é considerado referência nacional.

 

 

entre em contato

musicaecultura@cbncampinas.com.br

produção

Walmir Bortoletto

edição

Paulo Girardi

 

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.