Ouça ao vivo

Shoppings passam a integrar sistema de câmeras inteligentes para reforçar segurança

Foto: André Berenguel

Dois shoppings de Campinas passam a contar a partir de agora com um reforço na segurança remota. Uma parceira entre a Prefeitura de Campinas com o Iguatemi e o Parque das Bandeiras possibilitou a integração das câmeras de monitoramento de entrada e saída de veículos dos dois centros de compras ao Simvecamp (Sistema Inteligente de Monitoramento Veicular).

O sistema integra o programa “Campinas Bem Segura”, que faz a fiscalização eletrônica de carros e informa a partir de um banco de dados, se o veículo registrado é produto ou participou de um crime.

No Iguatemi são 30 câmeras interligadas e no Parque das Bandeiras, seis pontos. O Secretário Municipal de Cooperação nos Assuntos de Segurança Pública, Luiz Augusto Baggio, comentou que assim que um veículo cadastrado no banco de dados passa pelo sistema, ele é automaticamente detectado.

No Shopping Iguatemi circulam entre 10 a 15 mil carros por dia. O valor do investimento não foi divulgado pelo Gerente Geral, Paulo Tilkian Filho. Ele revelou que é o primeiro centro de compras da rede a se integrar a um sistema inteligente de monitoramento veicular.

Já no Parque das Bandeiras Shopping, a circulação de veículos é de cerca de 2 mil por dia. O investimento, segundo o Superintendente André Catão, foi de R$ 30 mil. Para ele a integração ao Sistema dará mais segurança aos lojistas e aos clientes

O Simvecamp opera hoje com cerca de 130 câmeras inteligentes. Desde setembro de 2015, quando foi implantado até outubro passado, o sistema detectou 559 carros com registros de roubos ou furtos. Desses, 354 foram recuperados. Um total de 182 pessoas foram detidas e 290 indiciadas.

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.