Ouça ao vivo

Michel Temer participa da entrega da 1ª etapa do Projeto Sirius, em Campinas

Foto: Valéria Hein

O Presidente Michel Temer visitou Campinas, nesta quarta-feira, para a cerimônia de entrega da primeira etapa do Sirius, o novo acelerador de elétrons do Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais (CNPEM), projeto iniciado em 2012.

O Sirius é composto por três aceleradores de elétrons que têm como função gerar a luz sincrotron, que possui altíssimo brilho e é capaz de revelar estruturas, em alta resolução, dos mais variados materiais orgânicos e inorgânicos, como proteínas e vírus, com aplicações em áreas como, saúde, exploração de petróleo, bioquímica, energia, nanotecnologia, agricultura e paleontologia.

O Sirius só é comparável no mundo a um equipamento instalado na Suécia. Ele fica abrigado em um prédio de 68 mil metros quadrados (equivalente a um estádio de futebol). Por isso, foi chamado pelas autoridades presentes, de Maracanã da Ciência e Tecnologia. Michel Temer afirmou que o Sirius será referência e modelo para o mundo.

A primeira etapa das obras teve investimento do Mistério da Ciência e Tecnologia de R$ 1,3 bilhão e mais R$ 500 milhões deverão ser investidos até 2020. O ministro da Ciência e Tecnologia, Gilberto Kassab, explicou que a entrega da próxima etapa do projeto está prevista para o segundo semestre de 2019, quando terá início a operação do Sirius. O Ministro da Educação, Rossieli Soares e o Prefeito de Campinas, Jonas Donizette, também participaram da solenidade.

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.