Ouça ao vivo

Protesto marca inauguração do novo Centro de Saúde em Campinas

Foto: Valéria Hein

A inauguração do novo Centro de Saúde da Vila Perseu Leite de Barros, com a presença do Prefeito de Campinas, Jonas Donizette, foi marcada por um protesto de cerca de dez pessoas, que usaram cartazes para reclamar da falta de médicos. A obra contou com investimento Estadual, de R$ 3 milhões e 700 mil, com parceria do BID e Prefeitura de Campinas e vai atender mais de 10 mil pessoas.

Os usuários do CS consideram o prédio muito bem montado, com uma excelente estrutura física. No entanto, alegam que faltam funcionários para o atendimento, medicamentos e principalmente médicos, de acordo com Isabel Pereira de Oliveira, do Conselho Municipal de Saúde.

Jonas afirmou que dos 9 mil trabalhadores da Saúde,  3 mil foram contratados no governo dele e a intenção de Jonas é abrir novos concursos, de acordo com a disponibilidade financeira da Prefeitura. Jonas também informou que vai reforçar a cesta básica de medicamentos, com investimento de R$ 10 milhões. Verba, que de acordo com ele, está praticamente aprovada pelo Governo do Estado.

O novo CS Vila Perseu Leite de Barros fica na Rua Boa Vista, número 28, e a previsão de efetivamente abrir à população é dia 3 de dezembro, porque há a necessidade de um período de transição, pois o sistema atual, de papel, será extinto, passando a ser totalmente informatizado.

A inauguração do novo Centro de Saúde causa também preocupação entre moradores e pais de alunos de uma creche que fica ao lado do antigo CS. Eles temem que o prédio seja abandonado após a mudança de endereço e vulnerável à invasão de usuários de drogas, vândalos e bandidos.

No entanto, existe a garantia da administração municipal de que ele não será desativado. Continuará atendendo provisoriamente o CS Ipaussurama, como já ocorre, e depois vai manter outras atividades, mesmo que não sejam necessariamente de assistência direta à saúde.

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.