Ouça ao vivo

Unicamp realiza primeira fase do vestibular no domingo em meio a feriado prolongado

A Unicamp realiza nesse domingo a primeira fase do vestibular. Estão inscritos, 76.312 candidatos, que irão concorrer a 2.589 vagas, em 69 cursos de graduação. Esse número representa 80% das vagas regulares, já que a partir deste ano, o preenchimento dos outros 20% será feito por meio de edital específico utilizando a nota do Enem.

No ano passado, a Unicamp havia registrado 83.783 inscritos para o preenchimento de 3.340 vagas. Diante disso, a informação da Comvest (Comissão Permanente para os Vestibulares da Unicamp) é de que a redução do número de candidatos foi proporcionalmente menor que a das vagas, e a relação candidatos-vaga média passou de 25,1 no ano passado para 29,5 este ano.

Como a prova será realizada no domingo, em meio ao feriado da Proclamação da República e o da Consciência Negra, o professor e Coordenador da Comvest, José Alves de Freitas Neto acredita que a abstenção possa ser um pouco maior que a de anos anteriores mas que trabalha com a média dos últimos anos, que variou de 10% a 12%.

O professor também comentou o que pode ter acarretado um número menor de inscritos para o Vestibular desse ano em relação ao ano anterior, já que a Unicamp vinha em um número crescente de inscrições

As carreiras mais concorridas no Vestibular Unicamp 2019 são: Medicina, com 330 candidatos por vaga; Arquitetura e Urbanismo (102 c/v); Ciências Biológicas – Integral (57,9 c/v); Comunicação Social-Midialogia (54,5 c/v) e Ciência da Computação – Noturno (39 c/v).

A partir deste ano, a Unicamp aplicará a prova em mais duas capitais do país, Curitiba e Salvador, e o número de inscritos registrado nas duas cidades foi avaliado pela Comvest como bastante positivo, ultrapassando mil candidatos em cada cidade: Curitiba – 1.065 inscritos e Salvador – 1.119 inscritos. No Estado de São Paulo, a Unicamp aplica as provas em 29 cidades.

Com relação ao acesso ao campus da Universidade em Campinas pela rodovia D. Pedro I, a concessionária Rota das Bandeiras informou que terá uma viatura no entroncamento com a rodovia Prof. Zeferino Vaz, na altura do km 139, e outra no entroncamento do km 137 (altura do Parque D. Pedro Shopping) e também haverá o monitoramento das câmeras de vídeo para averiguar a necessidade de uma possível intervenção.

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Rodada de Negócios faz networking entre grandes empresas e fornecedores

O evento ‘Rodada de Negócios’ reuniu 140 empresas na tarde desta quarta-feira (24), em Campinas.  Cerca de mil reuniões foram realizadas, com expectativa de movimentar R$ 2,5 milhões na geração de negociações nos próximos meses. A iniciativa é da regional Campinas do Ciesp (Centro das Indústrias do Estado de São Paulo).

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.