Ouça ao vivo

Vereador busca emplacar CPI da Merenda Escolar contra prefeito Jonas

Foto: Divulgação/PMC

O Prefeito de Campinas, Jonas Donizette (PSB), pode ter que enfrentar uma CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) na Câmara para apurar possíveis desvios de verbas destinadas à merenda escolar. A intenção é do vereador Nelson Hossri (Podemos) e se baseia na denúncia apresentada pelo MPF (Ministério Público Federal) contra o prefeito,nesta segunda-feira, dia 26.

Para o vereador, a CPI é necessária para que a Câmara cumpra o papel de fiscalizar o Executivo. Segundo ele, nove vereadores já teriam assinado o requerimento. Para a abertura da Comissão, são necessárias, pelo menos 11 assinaturas. Além de Jonas, a denúncia do MPF também atinge o ex-prefeito, Pedro Serafim Junior e servidores municipais.

De acordo com o MPF, Jonas é acusado de dispensa indevida de licitação e desvio de verbas públicas em proveito de terceiros. As verbas oriundas do PNAE (Programa Nacional de Alimentação Escolar) eram destinadas à aquisição de gêneros alimentícios provenientes diretamente da agricultura familiar para abastecer a merenda escolar das escolas do município.

O MPF diz que houve superfaturamento de R$ 1,2 milhão em contratos que somam R$ 3,5 milhões.

Os demais denunciados são ligados às cooperativas de agricultura familiar: a Coaf (Cooperativa Agrícola Orgânica Familiar) e a Coagrosol (Cooperativa dos Agropecuaristas Solidários de Itápolis) e ao Banco Bradesco.

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.