Ouça ao vivo

Marcos Bernardelli, do PSDB, é eleito Presidente da Câmara de Campinas

Foto: Valéria Hein


Marcos Bernardelli (do PSDB) foi eleito o novo presidente da Câmara de Campinas para o biênio 2019/2020. Antes de se candidatar, ele exercia a função de líder do Governo Jonas Donizette, no Legislativo.

Ele obteve 18 votos. Eram necessários 17, ou seja, 50% mais um, referente aos 33 vereadores. Além de Bernardelli, apenas Edison Ribeiro, do PSL, se candidatou e recebeu um voto, dele mesmo. 

Três vereadores, que tinham candidaturas previstas, as retiraram logo no início da sessão. Mariana Conti, do PSOL, Nelson Hossri, do Podemos, além de Luiz Cirillo, do PSDB, que retirou sua candidatura em favor de Bernardelli. Um quarto candidato previsto, Gilberto Vermelho, do PSDB, se retirou do plenário.

Nelson Hossri afirmou ter sido um ato de protesto por discordar da composição feita entre parlamentares do bloco de apoio ao governo municipal. Também sob a alegação de ter sido uma eleição armada pelo Executivo, 14 vereadores se ausentaram da votação.

Entre eles, Paulo Galterio e Zé Carlos, do PSB, surpreenderam por serem do mesmo partido de Jonas Donizette e considerados da base aliada do Governo. Outra surpresa foi Gilberto Vermelho, também da base aliada e do mesmo partido de Bernardelli.

O presidente eleito, no entanto, prefere não falar em racha, mas em reaglutinação da base aliada. Tenente Santini e Marcelo Silva, do PSD, também se ausentaram. Marcelo afirmou ter sido um ato de protesto. Marcos Bernardelli, no entanto, afirma que a eleição foi legítima.

Também se ausentaram da votação: Fernando Mendes (PRB), Pedro Tourinho e Carlão, do PT,  Gustavo Peta, do PC do B, Mariana Conti (PSOL), Jorge Schneider (PTB), Nelson Hossri (Podemos), Permínio Monteiro (PV) Professor Alberto (PR).

Um dos desafios do presidente da Câmara em 2019 é a Comissão Processante que investiga suposta omissão do prefeito Jonas Donizette nos desvios de recursos do Hospital Ouro Verde. Uma missão da qual Bernardelli afirma estar preparado.

Marcos Bernardelli é advogado e vai substituir Rafa Zimbaldi (do PSB), que por sua vez, assume uma vaga na Assembleia Legislativa em março.

Outros vereadores eleitos da Mesa Diretora:
1º vice-presidente: Vinícios Gratti (PSB)
2º vice-presidente: Pastor Elias Azevedo (PSB)
1º secretário: Rodrigo da Farmadic (PP) 
2º secretário: Campos Filho (DEM) 
3º secretário: Carmo Luiz (PSC) 
4º secretário: Luís Rossini (PV) 
Corregedor: Antônio Flôres (PSB)
Corregedor substituto: Ailton da Farmácia (PSD) 

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.