Ouça ao vivo

Agência do INSS da Regente Feijó, em Campinas, fecha por problemas estruturais

Foto: Guilherme Pierangeli

A agência do INSS da Rua Regente Feijó, no Centro de Campinas, teve o atendimento suspenso nesta quinta-feira, 20, após os funcionários alegarem falta de condições de trabalho.

O local concentra as perícias médicas da região. Oito médicos deveriam estar no local na manhã desta quinta-feira para prestar atendimento. São realizadas no local, em média, 120 perícias somente no turno da manhã.

Os aparelhos de ar condicionado do prédio não estão funcionando, e há também uma infestação de insetos, além de outros problemas na estrutura do local, como assentos em más condições e falta de ventilação.

De acordo com o Sindicato, a gerência do INSS foi notificada pela última vez há dois meses sobre os problemas no local, mas nada foi feito, conforme relata o conselheiro do Sindicato dos Trabalhadores em Saúde e Previdência no Estado de São Paulo, Cristiano Machado.

“Principalmente questão da climatização do prédio, pois o prédio é fechado, sem janelas, sem ventilação natural, e nós atendemos lá diversas pessoas com doenças contagiosas, e tem esse problema de não ter a renovação do ar. Em outubro solicitamos para a gerência executiva do INSS em Campinas solução para os problemas apontados mas não fizeram nada, então hoje chegou ao limite do suportável”, conta.

Com isso, o atendimento foi transferido temporariamente para a agência da Rua Barreto Leme, também no Centro de Campinas. Apesar do maior número de pessoas buscando atendimento na agência, não houve grande impacto no atendimento. Maria das Graças foi à agência da Barreto Leme na quinta-feira para dar entrada no pedido de aposentadoria dela, e de acordo com ela, o atendimento ocorreu dentro de um tempo considerado normal. “Foi bem rápido, foi ótimo”.

Porém, o sindicato descarta a transferência permanente dos atendimentos para a agência da Barreto Leme. “Hoje conseguimos ter um espaço para realização das perícias médicas, mas é porque nem todos os médicos da Barreto Leme estão aqui, então essa situação no longo prazo não tem como se manter, a reivindicação é que sejam normalizadas as condições de trabalho para a gente voltar a atender na Regente Feijó”.

Em nota, o INSS informou que a unidade da Regente Feijó não abriu hoje em decorrência de falha no sistema de climatização, e que os segurados que tinham algum tipo de agendamento para quinta-feira passaram a ser atendidos na agência da Barreto Leme.

Os atendimentos que não puderam ser efetivados serão remarcados para os próximos cinco dias úteis e os segurados estão sendo avisados da nova data pelo próprio INSS local.

Sobre a estrutura do prédio da Regente Feijó, o INSS informou que a área técnica do órgão está avaliando a extensão dos danos. Somente após essa avaliação será possível estimar um prazo para que a APS Regente Feijó volte a atender,

Quanto à reclamação sobre “infestação de insetos”, o INSS Campinas declarou que recentemente foram feitas duas dedetizações na Agência da Regente Feijó, em junho e novembro deste ano, e que com esse procedimento, o problema foi sanado.

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.