Ouça ao vivo

Calor, pouca chuva e até frio marcam dezembro de Campinas

Foto: André Berenguel

Campinas teve o dia mais quente do ano no último sábado, quando o Cepagri da Unicamp registrou 35,5ºC. Durante a tarde desta segunda-feira, também de acordo com medição do Cepagri, a temperatura chegou a 34,6ºC.

Uma onda de calor tão intensa assim não ocorria no mês de dezembro, desde 2012. As temperaturas estão 5ºC acima da média. Segundo a pesquisadora do Cepagri, Ana Ávila, neste final de ano ocorreram dois extremos, com dias mais frios ou mais quentes que a média esperada para o período.

Em alguns pontos da cidade, a sensação térmica chegou a 50ºC. Para piorar a situação, a cidade entrou em estado de alerta por causa da baixa umidade relativa do ar, que despencou para 16,5%. Ana Ávila explica que as frentes frias estão estacionadas no Sul do país.

Esse sistema de bloqueio costuma ocorrer durante o fenômeno El Niño, quando há o aquecimento anormal das águas do Oceano Pacífico,na região do Equador. De acordo com Ana Ávila, as chuvas não chegaram ainda nem perto da metade do esperado para o mês de dezembro. A média esperada para dezembro é de 211,3 mm. 

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.