Ouça ao vivo

Câmara de Campinas barra pedido de nova Comissão Processante para investigar Jonas

Foto: Henrique Bueno

Com 25 votos contrários e apenas seis favoráveis, a Câmara de Campinas barrou um novo pedido de abertura de Comissão Processante para investigar o prefeito Jonas Donizette. Desta vez, os trabalhos focariam na denúncia apresentada pelo Ministério Público, sobre o desvio de R$ 2,8 milhões de reais da merenda que teria sido feito pelo chefe do executivo. Jonas já é alvo de uma Comissão Processante no legislativo, que investiga o desvio de verbas do hospital Ouro Verde.

A sessão foi tumultuada desde o início, com o plenário lotado, dividido entre favoráveis e contrários a aprovação do pedido. O pedido foi feito pelo vereador Tenente Santini, do PSD, e por causa disso, ele ficou impedido de votar, como prevê o regimento da Câmara. Ele então se licenciou momentaneamente do cargo, dando lugar ao seu suplente, Ângelo Diniz. Além de Diniz, votaram favoráveis a abertura da CP os vereadores Marcelo Silva, também do PSD, Pedro Tourinho e Carlão, ambos do PT, Mariana Conti do PSOL e Nelson Hosri, do Podemos. Tenente Santini disse que mais uma vez a base aliada ao governo Jonas protegeu o prefeito, impedindo que ele fosse investigado. O líder de governo na Câmara, Marcos Bernardelli, disse que a Comissão não foi aprovada porque os vereadores não tiveram acesso à denúncia.

O prefeito de Campinas, Jonas Donizette, foi denunciado pelo Ministério Público Federal no último dia 26 por desvio de verbas destinadas à merenda escolar. Ele é acusado de dispensa indevida de licitação e desvio de verbas públicas em proveito de terceiros. O montante desviado chega a R$ 2,8 milhões. As irregularidades foram investigadas após a Operação Alba Branca, deflagrada em janeiro de 2016.

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Alunas da rede municipal vão receber absorventes mensalmente

Em Campinas, uma a cada quatro meninas, entre 10 e 19 anos, faltam à escola quando entram no período menstrual, por não terem condições financeiras para comprar absorvente. O dado é de uma pesquisa realizada pelo Centro de Referência e Apoio à Mulher (Ceamo), órgão vinculado à Secretaria Municipal de Assistência Social. Com os números, a Prefeitura de Campinas lançou o Programa Dignidade Menstrual, nesta quinta-feira (28), que prevê distribuir absorventes.

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.