Ouça ao vivo

Centro de Reabilitação encerra ano com festa de Natal

Foto: Leandro Las Casas

Terapeutas e pacientes em tratamento voltaram a se encontrar no Centro de Reabilitação Boldrini Lucy Montoro, em Campinas. Mas desta vez a rotina de atividades e exercícios foi quebrada. O momento era de confraternização.

A festa de Natal acontece todos os anos desde 2012 e a coordenadora de assistência do local, Kátia Capellaro, diz que o evento serve para comemorar as conquistas, a evolução e os vínculos criados nos 12 meses que passaram.

A unidade atende pessoas com sequelas decorrentes de localização anatômica do câncer, tratamento ou cirurgia e outras alterações motoras. Mas a reabilitação não é só física, mas também psicológica e até nutricional.

Com as vidas alteradas, os pacientes passam por processos transformadores para se adequar à realidade. Com isso, quem passou pelo centro se sente grato e volta para festejar. Alcides Teixeira fez o acompanhamento por dois anos.

Pra quem terminou a reabilitação neste ano, as lembranças estão frescas. Felipe Bevilacqua diz sentir apego – pelo espaço e principalmente pelas pessoas. A proximidade e o convívio são intensos a sensação é de ganhar uma família.

Já os pacientes que vão voltar em 2019 após o recesso, como Pedro Henrique Massa, a comemoração é um momento de descanso após todo esforço e dedicação. Mas também faz refletir sobre o que passou e o que está por vir.

Além de reencontros e celebrações entre os terapeutas e os pacientes mais velhos, a festa contou com a participação de centenas de crianças que passaram ou ainda passam pela reabilitação e que assistiram várias apresentações.

Além da tão esperada chegada do Papai Noel e do recebimento dos presentes, o evento contou com peças teatrais e de dança de diversos grupos e com pintura facial. Os profissionais e pacientes do centro também se apresentaram.

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.